notícias

Fique pode dentro das últimas notícias da deputada

Presidente da Comissão da Mulher faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher no Grande Expediente

Assessoria de Imprensa - 08/03/2021 - 19h48min

A Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa do Paraná, a deputada estadual cantora Mara Lima (PSC), ocupou o Grande Expediente para prestar homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, “em especial uma mulher guerreira que inspira a sociedade e nos faz ter esperança de um futuro mais humano, a Técnica de Enfermagem Ângela Maria Pittas de Jesus, de 45 anos, que atravessou uma enxurrada para vacinar um idoso contra a covid-19, em Porto Rico, noroeste do Paraná”, justifica.

De acordo com a Presidente, em tempos de pandemia, “como é bom contar e ouvir boas histórias e saber que existem pessoas que são exemplos de superação, de otimismo e solidariedade, aquece os corações daqueles que sempre acreditam em dias melhores”.

Infelizmente, a sessão plenária desta segunda-feira (08) não pode ser presencial e desta forma a homenageada não pode estar presente para receber a homenagem, “mas estaremos enviando menção honrosa em nome da Comissão da Mulher desta Casa de Leis para ela em Porto Rico”, explica a parlamentar, que finaliza dizendo que “com este exemplo de força, coragem, garra e determinação, parabenizo a todas as mulheres paranaenses pelo dia internacional da mulher!”

História

Uma notícia rodou o país no mês de fevereiro, através de um vídeo comovente e cheio de solidariedade e empatia, do ato heroico da técnica de enfermagem Ângela Maria Pittas de Jesus, de 45 anos, que atravessou uma enxurrada para vacinar um idoso contra a covid-19, em Porto Rico, noroeste do Paraná.

Sempre atuante na área da saúde, a servidora da prefeitura de Porto Rico, conta que naquele dia chegou cedo a unidade de saúde, preparou a caixa com as vacinas e a lista com os nomes e endereços de todos os pacientes que seriam vacinados naquele dia. Chamou também duas agentes de saúde para acompanhá-la até Relíquia (distrito do município de Porto Rico).

Assim que chegaram na Relíquia para atender o primeiro paciente, seu Pinheiro de 96 anos, começou a chover. Apesar de já estar toda molhada, seguiu por mais 1km para vacinar outros dois idosos, e retornaram.

Ao tentar retornar, o carro em que Angela estava, atolou por pelo menos três vezes na estrada. Quando conseguiram sair, seguiram para o município de Monte Castelo, com destino a casa de seu Manoel, último paciente a ser vacinado naquele dia. A partir daí, a técnica de enfermagem não imaginava o desafio que teria pela frente até chegar na casa do idoso.

Após percorrer mais de 6km em direção a casa de seu Manoel, uma enxurrada pegou a equipe de surpresa e impediu a passagem do veículo. Sem pensar duas vezes, Ângela desceu do carro e atravessou uma cerca de arame sobre a água. De acordo com a equipe, as vacinas precisam ser aplicadas em um intervalo de até seis horas depois que a ampola é aberta para que tenha eficácia.

Graças à determinação e coragem da técnica de enfermagem, todas as 20 doses com o imunizante da covid-19 foram aplicadas. Casada e mãe de uma filha, Ângela também contou que já teve a doença e acabou transmitindo para o esposo que ficou com sequelas graves e que sua meta é vacinar o máximo de pessoas.