CAMPANHA AGOSTO AZUL CHEGA AO FIM, MAS OS CUIDADOS COM A SAÚDE DEVEM CONTINUAR
Assessoria de Imprensa - 01/09/2020 - 12h31min
A campanha Agosto Azul, implantada desde 2012, através da Lei nº 17.099/12, de autoria da Deputada Estadual Cantora Mara Lima (PSC), chega ao fim, mas a recomendação é que os cuidados com a saúde do homem devem seguir o ano todo. “O mês de agosto chega ao fim e com ele a campanha de cuidados com a saúde do homem, contudo, você, homem, não deve deixar de procurar um posto de saúde, ou seu médico de confiança e fazer seus exames de rotina. A prevenção pode salvar sua vida”, aconselha a idealizadora da campanha a deputada Mara Lima.
Esse ano, de 2020, a campanha teve o tema “Consequências da Pandemia do Covid-19 no Psicológico do Homem”, com o objetivo de poder orientar o homem durante a pandemia do covid-19. “Vivemos tempos únicos. Até certo ponto, é esperado sentir-se mal, ansioso, com raiva, insatisfeito ou triste diante de tantos desafios que aparecem na nossa frente. Aspecto que tira o sono de qualquer um é a perspectiva de uma recessão global. Por mais que muitos digam que o tema é prioridade, poucos fazem algo concreto para evitar os surtos de ansiedade e depressão que se desenrolam a partir das dificuldades financeiras”, pontua a parlamentar.
Campanha Agosto Azul
De forma diferenciada, este ano a campanha Agosto Azul foi realizada nas redes sociais, com materiais educativos. A deputada cantora Mara Lima realizou uma Live, transmitida no seu canal oficial do instagram, onde trouxe profissionais da área psicológica, que trataram da ansiedade e depressão durante o período de isolamento social, “é a incerteza do amanhã. O ideal é conseguir identificar esses sintomas e procurar orientações gerais que ajudem a enfrentar este momento de crise”, disse a psicóloga Dra. Bianca Bortolini.
A Dra. Maristela da Costa Souza - Médica da Equipe de Saúde Mental da SESA/PR, falou sobre: Impacto da Pandemia em Pessoas que têm transtornos mentais, incluindo problemas relacionados ao uso de substâncias." – houve um aumento do consumo de álcool e drogas.
O Dr. Osvaldo Tchaikovsky - Diretor do Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho - SESA/PR abordou sobre os “Impactos da Pandemia na saúde mental do homem” e deu dicas para manter uma saúde mental saudável: Apesar do cenário ser terrível e exige, mais uma vez, uma reinvenção no jeito como expressamos afeto e solidariedade. “Podemos fazer rituais a distância, por meio de vídeo chamadas, em que todos se reúnem para fazer uma oração, trocar mensagens, cantar, ler uma história, enfim, o que seja significativo para que o sentimento de estar só se afaste”.
“Homem cuide-se, sua vida é preciosa. Não espere um agravamento em sua saúde para buscar cuidados médicos. Faça exames preventivos uma vez ao ano, cuida de sua alimentação e faça exercícios regularmente, sua família agradece”, finaliza a autora da Campanha Agosto Azul, deputada Mara Lima.