notícias

Fique pode dentro das últimas notícias da deputada

MARA LIMA HOMENAGEIA CONVENÇÃO BATISTA PARANANENSE PELOS 100 ANOS DE FUNDAÇÃO

Assessoria de Imprensa - 19/06/2019 - 12h30min

 O centenário da Convenção Batista Paranaense (CBP) foi celebrado durante sessão solene na noite de terça-feira (18) no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A homenagem, proposta pela deputada Cantora Mara Lima, destacou os inúmeros serviços prestados à sociedade pela entidade nos últimos 100 anos. Durante o evento, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou um selo comemorativo alusivo à data, com o objetivo de divulgar o centenário.

A deputada Cantora Mara Lima destacou a importância do trabalho da entidade, não só na propagação do evangelho, mas também na realização do trabalho social. “É um grande privilégio esta comemoração. Temos uma grande satisfação em prestigiar a Convenção Batista Paranaense. As inúmeras conquistas da Convenção são percebidas na sociedade por meio do trabalho filantrópico, social e espiritual. É uma linda história de homens e mulheres que deram a vida em nome de Deus”, afirmou Mara Lima.

O evento contou coma presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, de deputados estaduais, lideranças e representantes das Igrejas Batistas de todo o Estado do Paraná. O trabalho desenvolvido pela CBP também foi destaque durante a sessão ordinária de terça-feira e na sessão antecipada de quarta-feira (19). Os deputados aprovaram em primeira e em segunda votação, respectivamente, o projeto de lei nº 416/2019, de autoria da deputada Cantora Mara Lima, que declara, em todo o Estado do Paraná, o ano de 2019 como o “Ano do Centenário da Convenção Batista Paranaense”.

O projeto também marca as comemorações dos 100 anos da celebração da primeira Convenção Batista, ocorrida em 1919 em Curitiba e que reuniu oito congregações existentes no Paraná e em Santa Catarina. Hoje, a Convenção Batista Paranaense tem cerca de 400 igrejas e congregações em todo o Estado, com aproximadamente 50 mil membros, 27 mil deles apenas na capital e na Região Metropolitana.

Projetos sociais – O governador do Paraná, Ratinho Júnior, destacou a importância do trabalho das igrejas Batistas como parceiras do poder público. “A igreja tem uma importância não só na pregação do evangelho, mas também na área social. Este trabalho muitas vezes alcança locais nos quais o poder público não chega. A igreja enxerga os invisíveis. Estamos à disposição para trabalharmos juntos em favor do Paraná”, disse.

O presidente da Convenção Batista Paranaense, pastor Geremias Corrêa Junior, elencou alguns dos 35 projetos desenvolvidos pela entidade, como o de atendimento de pessoas em situação de drogadição, atendimentos às famílias carentes e projeto com crianças na área do esporte. “Para nós é imensa alegria celebrar na Assembleia todos estes trabalhos. A igreja tem de ser relevante, atendendo à sociedade e fortalecendo o ser humano”, explicou.

Veja galeria de imagens

 

A Sessão Solene rememorou a bravura dos pioneiros da CBP que, segundo registros históricos, abriram mão de suas vidas pessoais e patrimoniais em prol do reino de Deus. No fim da vida, Samuel Pires de Melo, primeiro missionário Batista no Paraná, padecia de privações financeiras, mas jamais desistiu de pregar o evangelho resultando em inúmeros resgates de pessoas do mundo das drogas, pessoas que foram salvas nas diversas áreas, enfim, das mazelas da vida.

Outros pioneiros também foram mencionados. Entre os presentes na sessão, esteve Helen Butler Muralha, filha do primeiro presidente da CBP – pastor Guilherme Butler (in memorian). Ela foi agraciada com um ramalhete de flores, além da homenagem da Casa, um gesto de apreço feito pela deputada Mara Lima.

Além dos presentes já mencionados, estiveram o desembargador Tito Campos de Paula, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná; membros da diretoria da CBP; pastores líderes das igrejas Batistas no Paraná; Conjunto Haggios, da Primeira Igreja Batista de Curitiba; Coral e Orquestra do Centenário da CBP; demais autoridades e comunidade em geral.