25 de maio é o Dia Nacional da Adoção desde 2002. Segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção no portal do Conselho Nacional de Justiça, mais de 30 mil crianças e adolescentes estão “A ESPERA DE UM LAR”.
O Projeto de Lei nº 387/2019 “A Espera de um Lar”, apresentado essa semana pela Deputada e Cantora Mara Lima na Assembleia Legislativa do Paraná - traz o despertar à sociedade paranaense de que adoção é importante e necessária.
“ A ideia é propor ao poder público paranaense, iniciativa privada e entidades civis - a questão da conscientização dessa temática. Para tanto uma campanha deverá acontecer na semana do dia 25 de maio, quando o Brasil está discutindo a adoção. Queremos que o Paraná seja referencial para a nação brasileira também nesse quesito”, comentou Mara Lima.
Entre as propostas de ações educativas e de adoção de crianças e adolescentes, está: catalogação de dados atualizados; incentivo à adoção independendo da idade do adotado; e adoção de limitados física e psiquicamente.
“Há inúmeras crianças e adolescentes no Paraná necessitando reescrever suas histórias, são mais de 5 mil. Pela proposta do Projeto de Lei o Poder Público e seus parceiros também terão a missão de dar um novo registro de nascimento aos adotados, o que inicialmente mostrará para eles um novo começo, um recomeço de sucesso para suas vidas”, finaliza a deputada e Cantora Mara Lima.