notícias

Fique pode dentro das últimas notícias da deputada

"Não é por falta de cobrança que essa morte aconteceu"

Assessoria de Imprensa - 21/03/2019 - 16h47min

A falta de sinalização luminosa adequada em caçambas basculantes utilizadas nas vias públicas causa a morte de um motociclista nessa madrugada de quinta-feira (21). O jovem José Gomes Santana Filho, 29 anos, perdeu a vida após colidir com a caçamba de entulhos no bairro Tatuquara em Curitiba.

 A providência que poderia evitar esse tipo de situação já foi aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná no ano de 2012 por meio de lei estadual de autoria da deputada Cantora Mara Lima (17.438/2012).

 Esta lei normatiza a obrigatoriedade de sinalização luminosa das caçambas basculantes utilizadas em vias públicas em todos os municípios paranaenses.

 Nesse ano de 2019 a deputada Mara Lima volta a cobrar melhorias nesse sentido com a proposição de uma nova lei (n. 29/2019) que delibera sobre a padronização da sinalização que deve ser refletiva além de outros pré-requisitos ainda mais rigorosos.

" Não é por falta de cobrança que essa morte aconteceu. A responsabilidade das empresas prestadoras de serviços com essas caçambas de entulhos vem sendo cobrada, mas ainda é preciso melhorias nesse sentido", observa a deputada Cantora Mara Lima.

 O jovem que perdeu a vida, estava retornando de uma partida de futebol com os amigos. A notícia foi traumática para a esposa a ponto de ter que ser socorrida às pressas.

 "Triste situação para esta mulher, bem como para os familiares do rapaz. Se a legislação tivesse sido respeitada, talvez essa família não precisasse hoje velar seu ente querido", lamenta Mara Lima.

 "Espero que a nova lei seja aprovada em breve e que o aumento do rigor que ela propõe, possa fazer com que as empresas detentoras desse tipo de caçambas sejam mais responsabilizadas", espera Mara Lima.