notícias

Fique pode dentro das últimas notícias da deputada

Deputada Mara Lima é diplomada pelo TRE

Assessoria de Imprensa - 19/12/2018 - 11h20min

A deputada estadual cantora Mara Lima (PSC) recebeu o diploma que oficializa o resultado da eleição de outubro de 2018 e dá o direito de assumir o mandato, em cerimônia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), no Teatro Positivo, em Curitiba, na tarde desta terça-feira 18 de dezembro. “É um privilégio poder, novamente, representar o povo paranaense na Assembleia Legislativa do Paraná”, comemora a parlamentar, que ficou de 1º suplente na coligação Inova Paraná, mas que toma posse para ocupar a cadeira legislativa no dia 2 de fevereiro de 2019.

Foram diplomados o governador eleito, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), e Darci Piana (PSD) como vice-governador, que tomam posse no dia 1º de janeiro de 2019; os 54 deputados estaduais e suplentes; além dos senadores, com respectivos suplentes, e 30 deputados federais e suplentes, que tomam posse em 1º de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Paraná, no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. A sessão, bastante concorrida, foi conduzida pelo presidente do TRE-PR, Luiz Taro Oyama.

A sessão

A sessão solene de diplomação deve ocorrer até o dia 19 de dezembro do ano da eleição, após a análise das prestações de contas dos candidatos eleitos e antes do início do recesso forense, que vai de 20 de dezembro a 6 de janeiro. A cerimônia é realizada pelo órgão eleitoral competente. Os candidatos eleitos aos cargos de presidente e vice-presidente da República receberam no último dia 10 os diplomas assinados pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber.

Os eleitos aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como os vices e suplentes, recebem os diplomas assinados pelos presidentes dos respectivos tribunais regionais eleitorais. A entrega do diploma marca a abertura de prazos importantes para a Justiça Eleitoral, como o início do prazo para o ajuizamento de ações de impugnação da diplomação e de impugnação do mandato eletivo, bem como o encerramento dos trabalhos da Justiça Eleitoral relativos à eleição recém-concluída.