O Projeto de Lei nº 199/17 que “Dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes informativos sobre o uso de protetores de pescoço em hospitais, clínicas e laboratórios públicos e privados”, de iniciativa da deputada estadual cantora Mara Lima entrou em votação na Assembleia Legislativa do Paraná, na tarde desta segunda-feira (12/03).
De acordo com o texto ficam os hospitais, clínicas e laboratórios do setor público e privado instalados no Estado do Paraná, obrigados a afixar, em locais de fácil visualização, cartazes informando sobre o uso de protetor de pescoço nos locais de realização de exames radiológicos, mamografia ou tomografia.
A parlamentar justifica que o câncer de tireoide é um dos tipos de câncer mais registrados no Brasil de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). “Vários são os fatores de risco para o desenvolvimento da doença. No caso do câncer de tireoide, dentre os fatores de risco classificados pelo INCA, está o histórico de radiação no pescoço, mesmo que em baixas doses. Durante exames cotidianos, como por exemplo a mamografia e exames radiológicos, submete-se o paciente a uma alta carga de radiação. Desta maneira toda e qualquer forma de prevenção deve ser incentivada e efetivada, para que o número de casos não se mantenha em crescente ascensão”.
Este Projeto de Lei pretende diminuir o número de casos relacionados ao câncer de tireoide no Estado do Paraná, a partir do uso do protetor de pescoço. O projeto visa ainda, conscientizar e informar os usuários submetidos aos exames radiológicos, mamografias ou tomografias, sobre o risco causado pela falta deste meio de proteção.
“Nestes termos, buscando sempre proporcionar saúde, dignidade e qualidade de vida aos paranaenses, integra-se mais este método no que tange a prevenção do câncer de tireoide” finaliza Mara Lima.