A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pela Deputada Estadual cantora Mara Lima, em conjunto com a Comissão de Defesa dos Direitos da Infância, Adolescência, Idoso e da Pessoa com Deficiência (CRIAI), promoveram reunião nesta terça-feira (28/11) preparatória para a audiência pública sobre o Plano Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Penal do Paraná, que acontece no dia 11 de dezembro, no Plenarinho da Casa, a partir das 9 horas.
“Esse é um assunto de grande relevância para a sociedade, precisamos debater a realidade prisional do Estado e trabalhar no sentido de melhorar as condições dessas mulheres para que não regressem ao mundo do crime”, disse a presidente cantora Mara Lima, sugerindo a participação das Comissões de Direitos Humanos e da Saúde.
No encontro as coordenadoras do projeto, vinculadas ao Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), apresentaram para a comissão alguns dados da realidade do sistema carcerário em relação às mulheres. No Paraná são cerca de 20 mil pessoas presas, das quais 1.100 mulheres, sendo que mais da metade provisoriamente em delegacias. As participantes relataram que 80% das prisões de mulheres são em consequência do tráfico de drogas.