A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Alep, deputada cantora Mara Lima, autora da Lei nº 16.935/2011, que instituiu o Outubro Rosa no Paraná, subiu à Tribuna da Casa de Leis para fazer o encerramento da campanha, que no período de 2 a 31 de outubro várias ações trataram do tema.
“E vamos avançando. O governo do estado investiu cerca de R$ 1,2 milhão na compra de um novo mamógrafo digital para o hospital de clínicas da universidade federal do paraná, em Curitiba. Outra conquista para os pacientes de câncer foi a produção no Paraná do trastuzumabe, e fizemos a campanha lenços da solidariedade, que visou angariar lenços que serão depois doados a mulheres em tratamento contra o câncer”, relatou a parlamentar.
No dia 2 a diretora do Hospital do Câncer de Londrina, Mara Fernandes, usou a tribuna do Plenário para explicar os principais sintomas da doença que pode atacar também os homens, e as medidas de rotina que todos devem observar como forma de precaução, principalmente diante de dados alarmantes mostrando que, no ano que vem, 54 mil mulheres serão diagnosticadas como portadoras da enfermidade no País.
A Casa sediou ainda em seu Espaço Cultural uma exposição do fotógrafo Milton Nitta, registrando a força e a vitalidade de mulheres que venceram a batalha contra o câncer de mama. Uma caixa também foi colocada no espaço para receber doações de lenços que serão encaminhados a mulheres ainda em tratamento. A deputada Mara Lima agradeceu a todos que colaboraram, informando que foram arrecadados muitos lenços, numa prova da solidariedade que move as pessoas.
Ladies Ensemble
Outro momento do encerramento, foi o presente que o presidente da Casa, Ademar Traiano, reservou uma surpresa para a bancada feminina e para as servidoras da Casa: uma apresentação da Orquestra Ladies Ensemble, criada em 2008 com a direção da violista Fabíola Bach Akel. O grupo executou o primeiro movimento da “Primavera” de Vivaldi e a “Milonga para as Missões”, com a participação da acordeonista Maryanne Francescon. A orquestra é formada exclusivamente por mulheres e conta com a colaboração de musicistas das principais orquestras paranaenses. Em conjunto com a Unicultura – Universidade Livre da Cultura, sob a direção de Ricardo Trento, promove o Concerto das Rosas, que percorre o estado com a finalidade de formação de plateia para música erudita, com a regência do maestro Alessandro Sangiorgi. Nos meses de outubro e novembro a renda das apresentações é revertida em favor da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas.
Fontes: Assessoria Deputada Mara Lima e Alep