notícias

Fique pode dentro das últimas notícias da deputada

Campanha Outubro Rosa é lançada na Alep

Assessoria de Imprensa - 02/10/2017 - 19h32min

A campanha Outubro Rosa 2017 foi lançada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (2), conforme proposição da deputada Cantora Mara Lima, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e autora da Lei nº 16.935/2011, que instituiu oficialmente o Outubro Rosa no Paraná.

Durante o mês, diversas iniciativas de conscientização e promoção de cuidados com a saúde da mulher serão promovidas, com parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. A diretora do Instituto do Câncer de Londrina e vice-presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer, Mara Rossival Fernandes, ocupou a tribuna para falar aos deputados sobre a importância da campanha. Segundo ela, 25% dos casos diagnosticados anualmente no mundo são de cânceres de mama. No Brasil, ao ano, são 60 mil casos, dos quais 15 mil acabam resultando em morte das mulheres. “Temos que entender que não são apenas números, estatísticas sobre a doença. Por trás de um caso, há uma história de luta e sofrimento e de superação das famílias. Portanto, é muito importante que esta Assembleia e os deputados lancem uma campanha de orientação sobre o câncer de mama”.

Ela ressalta que o diagnóstico precoce é fundamentalmente o melhor caminho para prevenir o avanço da doença. O autoexame das mamas, a realização de ao menos uma mamografia ao ano e de recorrentes consultas médicas são algumas das orientações dadas por Mara Fernandes, que lembrou que homens também podem ser vítimas de câncer de mama. “Com o diagnóstico precoce temos mais chances de cura. A doença aparece normalmente em mulheres acima dos 35 anos. Entretanto, é bom lembrar que homens, a partir dos 60 anos, também são acometidos por câncer de mama”, afirmou.

Ainda estiveram presentes no lançamento do Outubro Rosa representantes da Secretaria de Estado da Saúde; da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social; da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral; da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP); do Cento de Diagnóstico Água Verde; do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol); além da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.

 

 

 

 

 

fonte: Assessoria Alep