notícias

Fique pode dentro das últimas notícias da deputada

Deputada Mara Lima lança campanha contra o Tráfico de Pessoas

Assessoria de Imprensa - 03/07/2017 - 17h26min

A deputada estadual cantora Mara Lima (PSDB) lançou, na tarde desta segunda-feira (03/07), na Assembleia Legislativa do Paraná, a campanha Coração Azul, em parceria com o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado do Paraná, através da coordenadora Drª Silvia Cristina Xavier. Por iniciativa da parlamentar, tramita o Projeto de Lei nº 259/17 que cria a Campanha Coração Azul, a ser realizada anualmente na última semana do mês de julho, instituindo o dia 30 de julho como o Dia Estadual Contra o Tráfico de Pessoas.

De acordo com a parlamentar o tráfico de pessoas tem feito, a cada ano, milhares de vítimas e tem movimentado um bilionário mercado criminoso. “A estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) é que cerca de 2,4 milhões de pessoas sejam traficadas todos os anos e que 76% das vítimas são mulheres e meninas. A maioria usada em redes de prostituição”, relata a parlamentar, além de lembrar do desaparecimento das crianças paranaenses.

A coordenadora Drª Silvia Xavier explica que o objetivo da campanha é “oferecer informações à população sobre o tráfico humano para que as pessoas possam se conscientizar e se proteger, conhecendo a rede de Enfrentamento ao Tráfico em todo o país, para que este tipo de crime seja combatido nas suas diversas formas e ação, seja no tráfico de mulheres e crianças, trabalho análogo ao de escravo, a servidão doméstica, remoção de órgão e adoção ilegal” e convidou a todos para participar da semana de enfrentamento contra o Tráfico de Pessoas, que será realizada na última semana de Julho.

O dia 30 de julho é reconhecido como o Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas, e em maio de 2013 o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes – UNODC, lançou a versão brasileira da Campanha Coração Azul, buscando mobilizar a sociedade brasileira contra esse tráfico crime. Implementada pelo UNODC em outros 10 países, a campanha tem como símbolo o Coração Azul, que representa a tristeza das vítimas deste tipo de crime e lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem seres humanos.

O uso da cor azul também demonstra o compromisso da ONU com o combate ao tráfico de pessoas. No Estado do Paraná, por meio do Decreto n° 7353, foi instituído no âmbito da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado do Paraná – NETP/PR, que tem por principal função a prevenção, articulação e planejamento das ações para o enfrentamento ao tráfico de pessoas na esfera Estadual. Uma importante função do Núcleo é articular, estruturar e consolidar, a partir dos serviços existentes, uma rede estadual de referência e atendimento às vítimas do tráfico de pessoas.