Em reconhecimento às lutas das mulheres por seus direitos, a Assembleia Legislativa prestou na Sessão Plenária desta segunda-feira (6), homenagem especial à diversas paranaenses que se destacaram no ano de 2016 pelo trabalho que desenvolveram em diferentes áreas de atuação e seus relevantes serviços prestados à comunidade paranaense. A solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, aconteceu por proposição da Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulheres, Deputada Cantora Mara Lima (PSDB).
Segundo a Deputada esta é uma data para se comemorar e também para se conscientizar: " Que estas homenagens possam ser a extensão de agradecimento a todas as mulheres que doam do seu tempo para melhorar a condição de vida das pessoas e também para aquelas que lutam pelos direitos das mulheres”.
- HOMENAGEADAS
Na oportunidade foram homenageadas personalidades que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à comunidade paranaense, entre elas a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social - FERNANDA RICHA; Liderança da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba - MARIA APARECIDA DOS SANTOS GABY; Promotora de Justiça do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (NUPIGE) do Ministério Público do Paraná - MARIANA SEIFERT BAZZO; Arquiteta - ELAINE ZANON; Chefe da Delegacia Mulher de Curitiba - DELEGADA SÂMIA COSER; Conselheiras da Associação dos Servidores Públicos do Paraná - FERNANDA BOROSKI KRUEGER e JANDIRA DA LUZ CRISTO.
-PROJETO
Mara Lima apresentou ainda, seu novo Projeto de Lei que pretende instituir a “Semana Todos Pela Paz”, a ser realizada anualmente na primeira semana completa, de segunda-feira a domingo, do mês de março, que tem por objetivo a afirmação do reconhecimento da dignidade humana e dos seus direitos inalienáveis à liberdade, justiça e paz.
Parte da Justificativa do Projeto da parlamentar diz: “Ao ligarmos a televisão, acessarmos a internet, as redes sociais, ou ao abrirmos o jornal, nos deparamos rotineiramente com notícias que envolvem intolerância, preconceito, discriminação e principalmente violência. Este tipo de notícia está tão presente no nosso dia-a- dia que nos deixamos levar pela indiferença, mas não podemos nos permitir criar um conceito onde a paz seja exceção, mas ao contrário, deve ser a regra. Talvez a busca pela paz possa soar como algo utópico, mas não podemos cessar a busca por um convívio onde possamos expurgar as manifestações de ódio.
Ao instituir a semana Todos Pela Paz, busca-se reconhecer a dignidade humana e afirmar seus direitos inalienáveis à liberdade, justiça e paz, no intuito de envolver a sociedade em torno de uma cultura de paz e respeito que transcenda as diferenças étnicas, de crenças e ideológicas”.
O Projeto prevê ainda, que na semana Todos Pela Paz serão promovidas ações educativas, artísticas, científicas, esportivas e religiosas no intuito de envolver a sociedade em torno de uma cultura de paz e respeito que transcenda as diferenças étnicas, de crenças e ideológicas.