Em uma de minhas viagens pelo Estado do Paraná, parei para almoçar com meu esposo Gessé, na mesa ao lado percebi uma criança, por volta dos 6 anos de idade junto com seu pai e mãe, até aí essa seria uma cena corriqueira, exceto por um detalhe, todos estavam utilizando aparelhos de mão, os pais afixados no celular e a criança em um tablet. O prato da criança praticamente sem “mexer” e dos pais pela metade e esfriando. Poderia dizer a vocês que essa é uma cena cada vez mais recorrente e que se torna normal com o passar dos dias, mas admito que em mim gerou muito espanto e a preocupação com as futuras gerações. Num mundo cada vez mais marcado pela tecnologia, é fácil encontrar crianças que ainda não sabem nem amarrar os sapatos navegando na internet e usando smartphones ou tablets. Mas será que essa inserção tão precoce no mundo da tecnologia é benéfica para os pequenos?
Preocupada com esse assunto pesquisei alguns especialistas e segundo a terapeuta canadense Cris Rowan, que defende que o uso de tecnologia por menores de 12 anos é prejudicial ao desenvolvimento e aprendizado infantis, a superexposição da criança a celulares, internet, tablets e televisão está relacionada ao déficit de atenção, atrasos cognitivos, dificuldades de aprendizagem, impulsividade e problemas em lidar com sentimentos como a raiva. Outros problemas comuns seriam a obesidade (porque a criança passa a fazer menos atividade física), privação de sono (quando as crianças usam as tecnologias dentro do quarto) e o risco de dependência por tecnologia.
Precisamos encontrar uma maneira de educar a todos e apontar os prejuízos e benefícios das mídias eletrônicas e ajudá-los a fazer escolhas positivas para seus filhos.
Indo mais afundo em minhas pesquisas encontrei um artigo que aponta a pesquisa de Álvaro Bilbao, neuropsicólogo espanhol, autor do livro «El cerebro del niño explicado a los padres», «O cérebro da criança explicado aos pais» em tradução literal, diz que, se quiser ter filhos (mais) inteligentes, têm de lhes tirar o iPad e dar-lhes um instrumento musical para as mãos.
Leiam com atenção e, na medida do possível, ofereça ao seu filho instrumentos musicais, brincadeiras saudáveis, leve-os mais aos parques e explique os benefícios da tecnologia, mas não esqueça de mostrar o outro lado, bem como falar e demonstrar a eles o amor de Deus e a salvação de Jesus.
ARTIGO COMPLETO - > clique aqui!
TIRE O TABLET AO SEU FILHO E DÊ-LHE UM INSTRUMENTO MUSICAL
(http://lifestyle.sapo.pt/familia/pais-e-filhos/artigos/tire-o-tablet-ao-seu-filho-e-de-lhe-um-instrumento-musical?pagina=1)
Boa Leitura e que Deus o abençoe!
#CantoraMaraLima #OBomTrabalhoContinua