-- DOMINGO (05/02/07) –
OCORRIDO
Após ensaio da orquestra da Igreja Assembleia de Deus de Guarapuava, composta por crianças, adolescentes e jovens, policiais militares recebem um chamado e sem mandado judicial e sob a alegação de reclamação de som alto de uma vizinha, invadiram a sede da Assembleia de Deus, na Av. Manoel Ribas.
REGISTRO / FILMAGEM
A ação dos PMs foi registrada por Carol da Comunicação da Igreja e publicado por Raquel dos Santos - filha do Pastor Antônio Domingos dos Santos, Presidente da AD de Guarapuava. A postagem de título: “Perturbadora de Culto Religioso é sempre atendida prontamente pela Polícia Militar de Guarapuava”, chamou a atenção e teve disseminação rápida pelas redes sociais.
AÇÃO E EXCESSO POLICIAL
Com o ensaio dos jovens terminado e o templo de portas fechadas, apenas com movimentação e clima de despedida das pessoas e as crianças no pátio da igreja, Policiais Militares armados surpreenderam a todos, inclusive moradores da região, ao chegarem com QUATRO VIATURAS. A ação policial contou ainda com a interdição da Avenida Manoel Ribas, que dá acesso à entrada da Igreja.
“Uma ação forte e ostensiva para cumprir um chamado de possível som alto”, segundo Raquel que ainda, relatou: “Acontece que os músicos e líderes da igreja foram tratados pelos policiais com deboche e desdém...e ordenaram que a igreja fosse aberta. Levaram os cabos que fazem parte do som e os responsáveis pela igreja foram encaminhados a prestar depoimento.
(https://www.facebook.com/raqueldossantos.santos/videos/1524598687567824/)
IGREJA INVADIDA E MATERIAIS FORAM APREENDIDOS
A igreja foi então, invadida e o som e cabeamento apreendidos pelos policiais que ainda encaminharam o nosso Pastor Presidente para depor.
A IGREJA E A VIZINHA
A Igreja Assembleia de Deus tem sua sede no mesmo endereço há 60 anos e tem convivido em harmonia com os demais vizinhos e toda a comunidade, além disso, possui um aparelho que mede os decibéis e tem horários regulares para realização de suas reuniões.
Segundo Raquel, ocorre que essa não é a primeira vez que a Polícia Militar atende prontamente o pedido dessa vizinha. “Nos parece que existe uma ligação amigável e até pessoal entre alguns policiais e a reclamante já que a mesma trabalha no fórum da cidade e no momento de tomar os depoimentos para o termo circunstanciado/ boletim de ocorrência, a referida "vizinha" chegou na sala, digitou e auxiliou a policial que estava de serviço. ”
(https://www.facebook.com/raqueldossantos.santos/videos/1526761720684854/)
CONHECIMENTO
A Deputada Cantora Mara Lima, recebeu ligações, ainda no domingo, de diversas autoridades eclesiásticas, familiares e amigos, preocupados com o ocorrido e solicitando ajuda para a AD de Guarapuava e solidariedade ao Pastor Presidente.
AÇÕES DA DEPUTADA CANTORA MARA LIMA
A Deputada representante do povo de Deus na Assembleia Legislativa do Paraná - ALEP, que possui ainda uma história de amor e diversos trabalhos realizados, para honra e glória do nosso Senhor, ao lado da Igreja Assembleia de Deus ao longo dos seus 35 anos de ministério, tomou conhecimento dos fatos e sua veracidade.
1 – POSTAGEM DE DOMINGO
Usando uma de suas redes oficiais, compartilhou a postagem original da Raquel dos Santos e externou a sua indignação e repúdio:
POSTAGEM DA DEPUTADA
-> “Absurdo isso, vou tomar providências!!! Abuso de autoridade, igreja a mais de sessenta anos em Guarapuava, passar por humilhação dessa... Não é assim que se faz! Tem nosso apoio pastor Antonio e meus irmãos! Liberdade Religiosa é Lei!
(Código Penal Art. 208. Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso; Pena – detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, ou multa.)
"ABSURDO!”
2 – SECRETÁRIO DE SEGURANÇA
Na noite de domingo a Deputada Mara Lima entrou em contato telefônico com o Secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, Wagner Mesquita de Oliveira.
A Parlamentar passou o ocorrido e solicitou ao Secretário a apuração e medidas de esclarecimento da ação a qual chamou de “pesada e desproporcional” por parte dos policiais que atenderam o chamado.
-- SEGUNDA-FEIRA (06/02/17) --
LIGAÇÕES E NOVAS MEDIDAS
3 – SOLEDARIEDADE PASTOR PRESIDENTE AD GUARAPUAVA
Na manhã, da Segunda-feira, a Deputada Mara entrou em contato com o Pastor Antônio prestando solidariedade e afirmando seu compromisso em tomar as devidas providências sobre este inaceitável caso!
4- APOIO E ORIENTAÇÕES DA CIEADEP
Falou via telefonema também, com o Pastor Perci Fontoura presidente as CIEADEP - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado do Paraná, onde recebeu, além de todo apoio, as orientações das medidas que a Deputada e a Igreja, representada pela convenção, tomaria daí por diante.
5 – APOIO DA BANCADA EVANGÉLICA
A atual Líder da Bancada Evangélica da ALEP, Deputada Mara Lima, informa a bancada evangélica do ocorrido e pede apoio aos demais deputados.
6 – NOVA LIGAÇÃO – COMANDANTE DA PM DE GUARAPUAVA ENTRA EM CONTATO
O Comandante Geral da PM de Guarapuava entrou em contato telefônico e Deputada pede esclarecimento dos fatos. O Comandante, que está em período de férias, comprometeu-se em apurar, o quanto antes for possível, a ação dos policiais.
7 – NOVA POSTAGEM – SOLEDARIEDADE E REPÚDIO
Mara Lima grava vídeo de solidariedade e repúdio a qual chamou de “perseguição e intolerância religiosa” por parte da vizinha e “excesso” dos policiais que apreenderam equipamentos usados nos Cultos da Igreja AD de Guarapuava, ainda na gravação, comprometeu-se em tomar todas as medidas cabíveis para que essa prática não vire corriqueira e impeça que a Liberdade Religiosa seja respeitada em nosso Estado. O Vídeo ganhou repercussão nacional e viralizou nas redes sociais, aumentando consideravelmente o número de pessoas, de diversas denominações, apoiando, solidarizando e repudiando tal ato.
(http://www.cpadnews.com.br/assembleia-de-deus/38229/mara-lima-emite-nota-de-repudio-ao-abuso-de-autoridade-ocorrido-na-ad-em-guarapuava.html)
8 – OUTROS PRONUNCIAMENTOS
Pastor Perci – Presidente da CIEADEP também grava um vídeo de apoio aos membros da AD de Guarapuava e ao Pastor Antônio. Pede às autoridades uma resposta e apoia a Deputada: “a nossa representante oficial da Igreja na ALEP está nos ajudando a tomar as medidas cabíveis e vamos juntos pedir uma retratação e dar um fim a essa perseguição religiosa”.
9 – DEPUTADA MARCA REUNIÃO COM COMANDANTE GERAL DA PM
A Deputada Mara Lima marca uma reunião extraordinária, para terça-feira, com o Comandante Geral da Policia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato.
-- TERÇA-FEIRA (07/02/17) –-
10 – REUNIÃO E APOIO
Mara Lima começa o dia em reunião com toda a sua equipe de trabalho e solicita a ajuda e repassa todas as medidas que estão e serão tomadas para dar continuidade no caso considerado por todos um absurdo. Após reunião entra em contato com o Pastor Perci e o convida para reunião com o Comandante Geral da PM do Paraná.
11 – ENTREVISTA
Ás 13:30, na Rede Mercosul (canal 21) a Parlamentar participou de uma entrevista (ao vivo) e falou sobre o lamentável episódio que aconteceu neste domingo na Igreja Assembleia de Deus de Guarapuava e todas as medidas que estão sendo tomadas.
12 – ELOGIO A POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ – OCORRIDO É UM CASO ISOLADO!
Tanto em sua entrevista como nas suas postagens a Deputada Mara Lima deixou bem claro que essa ação policial foi um caso isolado que não compromete em nenhuma hipótese a honra e a história da Polícia Militar do Paraná, que é uma referência nacional na sua atuação e medidas tomadas que contribuem a cada dia na segurança e qualidade de vida dos paranaenses.
Entende que os policiais atenderam um chamado de “perturbação do sossego” que é considerada uma contravenção penal, mas acredita que houve, nesse caso, uma ação muito “forte” e desproporcional devido se tratar de uma Igreja Cristã onde seu dirigente beira os oitenta anos de idade.
13 – REUNIÃO COMANDANTE GERAL DA PM
Comandante Geral da Policia Militar do Paraná, Maurício Tortato, compareceu nesta terça-feira (07) na Assembleia Legislativa do Paraná a convite da Deputada Mara Lima e se comprometeu com a parlamentar e com o Pastor Presidente da CIEADEP, Perci Fontoura que também participou da reunião, em investigar rigorosamente a ação dos policiais na gravíssima invasão da Assembleia de Deus de Guarapuava. Disse que, em no máximo 30 dias, a Deputada e a CIEADEP, em nome das igrejas Assembleias de Deus, terão uma resposta.
14 – MOÇÃO DE REPÚDIO
A atual Líder da Bancada Evangélica – Deputada Mara Lima, apoiada pelos demais membros, protocola na Sessão Plenária, de terça-feira (07/02), uma Moção de Repúdio pelo ocorrido no domingo na AD de Guarapuava.
15 – DISCURSO NA TRIBUNA
A deputada Cantora Mara Lima utilizou o Grande Expediente, nesta terça-feira (7), para se solidarizar com o pastor Antonio Domingos e também, manifestou solidariedade aos membros da Assembleia de Deus de Guarapuava, que tiveram a infelicidade de enfrentar uma situação de constrangimento com a presença da Polícia Militar após término do ensaio da orquestra infantil. Ela lembrou que o fato ocorreu no último domingo (5), quando houve uma denúncia sobre som alto e a PM esteve no local. “Evidente que a polícia tem que agir. Mas, num templo religioso, é preciso ter bom senso, e um bom diálogo”. Demonstrou-se ainda, preocupada com a perseguição religiosa que acontece, não só no Paraná e no Brasil, mas em todo o mundo. “Liberdade religiosa neste país é lei. E lei tem que ser cumprida. Aonde que vamos parar? Não estou falando da Assembleia de Deus e sim de todas as igrejas. Católicos, evangélicos... Todas as denominações estão correndo risco. Daqui um tempo vocês não poderão se manifestar”, alertou. “Trago aqui o meu repúdio, minha tristeza”, completou a deputada.
16 – PROJETO POLÍTICA ESTADUAL DA LIBERDADE RELIGIOSA
A Deputada Mara Lima em seus discursos, pronunciamentos e entrevistas tem falado do seu Projeto de Lei da POLÍTICA ESTADUAL DA LIBERDADE RELIGIOSA, para que não ocorra mais esses absurdos com nossas Igrejas! Mas o Projetos aguarda, ainda, a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALEP, para depois ser votado em plenário.
Mas você sabe o que é e o que pretende esse projeto?
ENTENDA O PRJETO - >
(http://www.deputadamaralima.com.br/site/ver.php?id=1261&grupo=1)
17 – APOIO DO PRESIDENTE DA ALEP
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, após discurso da Deputada Mara Lima, também se solidarizou com o ocorrido em Guarapuava e com a manifestação da parlamentar. Disse que juntamente com a Deputada e em nome do Poder Legislativo, entrará em contato com o comandante geral da Polícia Militar, para também acompanhar e “verificar o porquê desta afronta à Assembleia de Deus em Guarapuava”.
-- QUARTA-FEIRA (08/02/17) --
18 – REUNIÕES E APOIO
Quarta-feira marcada por reuniões e pedidos de apoio à diversas lideranças políticas e religiosas a fim de obter além de repostas e retratações, garantias para que esse tipo de ocorrido e perseguição não se torne uma rotina no dia a dia das Igrejas.
Deputada participa da Reunião da CIEADEP - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado do Paraná. Após a apresentação por parte do Pastor Presidente da convenção, Perci Fontoura, Mara Lima informou aos pastores todas as medidas que está tomando durante esses dias acerca da invasão e apreensão dos equipamentos na AD de Guarapuava. “Falei da importância, apoio e orientações do pastor presidente e de toda a mesa. Deixei claro que não vou permitir que essa perseguição e intolerância religiosa continue, seja qual for a denominação”.
19 – OFICIO DE INFORMAÇÃO
Encaminhado e Protocolado Oficio, a Secretária de Segurança, pedidos de informação e esclarecimento de fatos “suspeitos” cometidos pela “Vizinha” durante o preenchimento do termo circunstanciado.
-- QUINTA-FEIRA (09/02/17) --
20 - COMANDANTE-GERAL DA PMPR ENVIA NOTA DE ESCLARECIMENTO PARA DEPUTADA MARA LIMA
O Comandante-Geral da Policia Militar do Paraná, Maurício Tortato enviou, nesta quinta-feira (09/02), uma Nota de Esclarecimento para as lideranças da Igreja Assembleia de Deus, representada neste caso pelo nosso Presidente da CIEADEP, Pastor Perci Fontoura e a representante oficial da igreja na Assembleia Legislativa do Paraná, Deputada Cantora Mara Lima.
“Confiamos no Comandante-Geral da PM e agradecemos o envio da Nota, demonstra o comprometimento e oficializa o que nos foi prometido”, disse a parlamentar.
((( ACOMPANHE AQUI AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DESTE CASO))
#CantoraMaraLima #OBomTrabalhoContinua